sexta-feira, 20 de julho de 2012

Bia no iG - CONVIDADAS E MADRINHAS PODEM USAR BRANCO OU PRETO EM CASAMENTO?




 
Grosby Group
Getty Images

Apesar de noivas estrangeiras permitirem uso do branco até mesmo no altar, são raras as brasileiras que aprovam essa prática. Preto já é aceito com mais naturalidade

Pippa, irmã e madrinha da noiva, vestiu branco no casamento da princesa Kate Middleton. A estilista Stella McCartney usou um vestido branco com detalhes em preto no casamento do pai, o cantor Paul McCartney. Apesar de noivas famosas internacionais aceitarem dividir essa cor com madrinhas e convidadas, as brasileiras ainda resistem a essa tendência.

“No Brasil ainda existe uma grande restrição ao uso do branco no altar. Só acontece quando a noiva permite e isso é extremamente raro”, afirma BEATRIZ BUENO ABISSAMRA, consultora de etiqueta. “Pippa e Stella estavam lindas e muito harmônicas com a cerimônia, mas entre nós não se usa.” Além do branco, o off-white também está no hall das cores proibidas.

A consultora de etiqueta...

Susi Orbal diz que a restrição ao branco deve ser respeitada. “Branco e off-white são exclusivos da noiva. É complicado comparar a noiva brasileira com a europeia porque lá, pelo que tenho visto ultimamente, parece não haver tanto cuidado com as cores em um casamento.”


Noiva chateada 
A assessora de casamentos Renata Trigueiros explica que o vestido é muito importante na cerimônia e as noivas costumam ser pouco maleáveis para dividir a cor que historicamente é apenas sua.
“Quando se trata de casamento o brasileiro é muito tradicional. A noiva, que é a protagonista daquele momento, fica muito chateada se alguma convidada resolve usar branco”, afirma.
Para quem não abre mão de uma roupa clara, Susi ensina a driblar a restrição de maneira elegante. “Cor clara não é só branco. Existem muito tons bonitos que ficam mais adequados em um casamento.”

Stella McCartney, filha do noivo, usou vestido branco com detalhes em preto no casamento do pai, o cantor Paul McCartney

E o preto, pode? 
“Trinta anos atrás estava totalmente fora de cogitação usar preto em um casamento. Era agressivo, mesmo para uma convidada que não ficaria no altar. Hoje em dia, o preto é totalmente liberado entre as convidadas”, afirma a estilista Estela Noyama.
A estilista ressalta que se a convidada está liberada, isso não é tão explícito para madrinhas. “Quando a pessoa vai ficar no altar, precisa consultar a noiva. Muitas já liberam, mas é sempre bom confirmar.”

Para a consultora de etiqueta Beatriz, a grande aceitação do preto atualmente é indiscutível. Longe de simbolizar tristeza ou luto, como já foi em outros tempos, preto é elegante. “É uma cor que fica bem tanto durante o dia quanto no período noturno. Se antes o preto era associado à tristeza, hoje é sinônimo de bom gosto.” Além de elegante, preto é democrático.

 “Não são todas as madrinhas que podem comprar vestidos de festa, que são caros muitas vezes. É raro encontrar alguém que já não tenha um vestido preto dentro do armário”, diz Susi.
Mas se a noiva for muito tradicional, a madrinha pode suavizar o preto usando acessórios mais claros. Uma solução bastante usada é combinar o preto com nude, bege ou outro tom claro. Outro truque é adicionar estolas ou casaquinhos de renda de outra cor ao visual. Danielle Nordi /iG São Paulo