Pippa, irmã e madrinha da noiva, vestiu branco no casamento da princesa Kate Middleton. A estilista Stella McCartney usou um vestido branco com detalhes em preto no casamento do pai, o cantor Paul McCartney. Apesar de noivas famosas internacionais aceitarem dividir essa cor com madrinhas e convidadas, as brasileiras ainda resistem a essa tendência.
“No Brasil ainda existe uma grande restrição ao uso do branco no altar. Só acontece quando a noiva permite e isso é extremamente raro”, afirma BEATRIZ BUENO ABISSAMRA, consultora de etiqueta. “Pippa e Stella estavam lindas e muito harmônicas com a cerimônia, mas entre nós não se usa.” Além do branco, o off-white também está no hall das cores proibidas.
A consultora de etiqueta...
Susi Orbal diz que a restrição ao branco deve ser respeitada. “Branco e off-white são exclusivos da noiva. É complicado comparar a noiva brasileira com a europeia porque lá, pelo que tenho visto ultimamente, parece não haver tanto cuidado com as cores em um casamento.”
Noiva chateada
A assessora de casamentos Renata Trigueiros explica que o vestido é muito importante na cerimônia e as noivas costumam ser pouco maleáveis para dividir a cor que historicamente é apenas sua.
“Quando se trata de casamento o brasileiro é muito tradicional. A noiva, que é a protagonista daquele momento, fica muito chateada se alguma convidada resolve usar branco”, afirma.
Para quem não abre mão de uma roupa clara, Susi ensina a driblar a restrição de maneira elegante. “Cor clara não é só branco. Existem muito tons bonitos que ficam mais adequados em um casamento.”
Stella McCartney, filha do noivo, usou vestido branco com detalhes em preto no casamento do pai, o cantor Paul McCartney
E o preto, pode?
“Trinta anos atrás estava totalmente fora de cogitação usar preto em um casamento. Era agressivo, mesmo para uma convidada que não ficaria no altar. Hoje em dia, o preto é totalmente liberado entre as convidadas”, afirma a estilista Estela Noyama.
A estilista ressalta que se a convidada está liberada, isso não é tão explícito para madrinhas. “Quando a pessoa vai ficar no altar, precisa consultar a noiva. Muitas já liberam, mas é sempre bom confirmar.”
Para a consultora de etiqueta Beatriz, a grande aceitação do preto atualmente é indiscutível. Longe de simbolizar tristeza ou luto, como já foi em outros tempos, preto é elegante. “É uma cor que fica bem tanto durante o dia quanto no período noturno. Se antes o preto era associado à tristeza, hoje é sinônimo de bom gosto.” Além de elegante, preto é democrático.
“Não são todas as madrinhas que podem comprar vestidos de festa, que são caros muitas vezes. É raro encontrar alguém que já não tenha um vestido preto dentro do armário”, diz Susi.
Mas se a noiva for muito tradicional, a madrinha pode suavizar o preto usando acessórios mais claros. Uma solução bastante usada é combinar o preto com nude, bege ou outro tom claro. Outro truque é adicionar estolas ou casaquinhos de renda de outra cor ao visual. Danielle Nordi /iG São Paulo