terça-feira, 1 de outubro de 2013

Alimentação: qual o melhor horário para a melhor refeição???

01 10_digestao_blog

Como é gostoso comer coisas deliciosas e se possíveis saudáveis.

O problema é quando o nosso sistema digestório começa não funcionar tão bem, inicia-se restrições alimentares, uso de digestivos, quando não se submete a consultas médicas e a exames invasivos (como Endoscopia Digestiva Alta), enquanto poderia estar usando o tempo para fazer o que realmente gosta.

Como podemos prevenir estes incômodos sob a ótica da Medicina Tradicional Chinesa?

Esta ciência milenar orienta, baseando-se na teoria do Yin/Yang e dos Órgãos Internos, que devemos ter a melhor refeição do dia pela manhã, quando há maior quantidade e melhor qualidade de energia voltada para nosso sistema digestório e evitar alimentar-se de maneira exagerada ao anoitecer.

No início da refeição deve-se ingerir algo quente, de preferência chá (Ban Chá) o mais conhecido no Brasil, com o intuito de aquecer o estômago para melhor desempenho de suas funções de digestão. Fazer isso principalmente antes da ingestão de comidas cruas ou frias.

Deve-se evitar leite e derivados em exagero, porque exigem em demasia do mecanismo digestivo e diminui a energia de todo o sistema digestório energético.

Desta forma, bom apetite!

Dr. José Eduardo Bueno

.tags: #acupuntura#alimentação saudável#Medicina Chinesa#melhor idade#qualidade de vida